sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Voz do cidadão

1º Tópico:
“ A Ilha”

Muito se tem falado da “ilha” e da necessidade de o tornar decente, como grande cartão de visita da freguesia e de toda a sua zona envolvente. Falam-se de muitos projectos, de investidores interessados, de hotéis, etc, etc.
Sabemos da existência de um projecto executado pela Câmara da Feira, que sob o ponto de vista arquitectónico vai dignificar a ilha, mas deve ser acompanhada de um conjunto de outras estruturas na zona envolvente que a complementem como atractivo para as pessoas. Dois tipos de infra-estruturas podem ser pensados, um a médio longo prazo, outro para o imediato numa perspectiva de trazer alguma animação à zona.
Se pensássemos num equipamento, como um campo de futebol ou voleibol de “praia” com uma esplanada de apoio, que pode ser perfeitamente a estrutura a instalar na ilha. A organização de alguns torneios no tempo mais quente do ano, pode ser um pólo de convívio para jovens e menos jovens. Se juntarmos a isso um pequeno palco que durante os fins-de-semana sirva para algumas bandas de música demonstrarem as suas qualidades, teremos assim uma mais valia a nível turístico e cultural.
Sabemos que os nossos jovens têm dificuldades de encontrar nas proximidades espaços agradáveis que lhes permita um convívio são. Não podemos deixar de exprimir que este conjunto de ideias terá de ser acompanhada de uma solução rápida e eficaz em relação aos problemas de poluição associados ao Rio Uíma.
Aqui, poderemos encontrar opiniões dissonantes na perspectiva de não ser este o melhor modelo de atracção turística. Se não qual o melhor modelo?

Neste campo com toda a certeza temos muitas dúvidas, valem todas as opiniões.

6 comentários:

Anónimo disse...

Bem em relação a este assunto penso que a solução avançada pela lista é bastante razoável e poderia soluccionar o problema.

Já ouvi falar de vários projectos para o local mas em concreto não vi ainda nada a ser feito.

Acho que se devia esclarecer em que pé é que estamos em relação á realidade do ilha.

Anónimo disse...

creio que um bom exemplo, seria aquele do monte das pedrereiras, em fiaes, arejado e simples e muito transparentes

atentamente pelusa

Anónimo disse...

S� espero que o que vier a ser feito, seja feito de uma forma clara e digna.
Vigilante

Anónimo disse...

Concordo plenamente com Pelusa. Já tive oportunidade de visitar o local e fiquei agradavelmente surpreendida. Recentemente vi algo parecido perto do Intermarche de Arrifana (no Parrinho, se a memória não me falha) - penso que será uma ideia muito funcional e sem grandes gastos.

Vigilante

Anónimo disse...

Na verdade, não sei se toda a gente sabe mas actualmente é muito mesmo muito díficil que se aprove um projecto, seja ele de que natureza for, num local como o da ilha. Como podem reparar situa-se a um nível inferior ao do leito natural do rio. Logo a propensão á ocorrência de cheias é altíssima.

Penso que não será fácil fazer algo de útil mas apoio qualquer projecto legal e atrativo.

Quem sabe.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos, parabens pela iniciativa...

Sendo eu recente morador de Caldas de S. Jorge, ainda nao estou devidamente recenceado para votar, no entanto tenho uma questãoa colocar à vossa lista:

Qual a vossa posição em relação à exploração da Pedreira e do uso de cargas explosivas que no meu entender por vezes devem ultrapassar, em larga medida, os limites do razoável???

Cumprimentos

Emanuel Teixeira